segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A ginástica que é fazer uma ginástica (mas dá prá começar a cuidar de você já!)

Depois que virei mãe, passei muito tempo só na gincana que é a vida entre filhos, trabalho, chefes, supermercado e afins. Nunca encontrava tempo para mim (alguém se identificou?). Mas esse malabarismo todo acabou com minha saúde. Graças a Deus, ao meu médico e ao meu treinador, isso é coisa do passado remoto. Hoje treino religiosamente seis vezes por semana, e aprendi a deixar toda emergência doméstica prá depois (não foi fácil, mas com boa vontade dá prá abrir esse tempinho. Tem dia que dá tudo certo e treino de manhã cedo, enquanto as crianças estão nas suas atividades. Tem dia que dá tudo errado, mas vou prá esteira à noite mesmo assim). Nem preciso dizer que minha saúde está 100% e não sinto mais o cansaço sem fim que eu sentia. Mas ainda me deprime lembrar que às vezes só mesmo um susto prá gente se cuidar...

Então, se você não faz nadinha de nada, que tal começar com uma caminhada de meia hora? Só isso já basta para operar verdadeiros milagres na sua vida, na sua saúde e na sua silhueta – desde que seja todo dia, claro. Eu sei que para muita gente pensar em incluir uma ginastiquinha no dia seria quase como uma proposta para subir o Everest. Mas vejam o que descobri sobre os poderes das passadas numa entrevista que fiz com Victor Matsudo, coordenador do programa Agita São Paulo, faz algum tempo:

  • O colesterol ruim despenca e o chamado bom, aquele que protege as artérias, sobe. Mesmo um exercício moderado como a caminhada reduz a necessidade de remédios para esses males e melhora a saúde do coração e o condicionamento cardiovascular
  • O corpo consegue tirar de circulação a glicose do sangue com mais eficiência, o que diminui o risco de complicações cardiovasculares e de diabetes
  • A chance de câncer de mama e de pedra na vesícula também é menor em quem caminha regularmente
  • Até o cérebro fica mais em forma: cai o risco de demência senil
  • A caminhada age como um verdadeiro calmante, combatendo a agitação, o estresse e a ansiedade, que só pioram com a correria da rotina. Aliás, o sono também agradece.
Academia é difícil? Não tem esteira no prédio ou em casa? Uma volta no quarteirão (empurrando o carrinho do bebê se for o caso) já ajuda, desde que não seja para conversar com a comadre. O importante é fazer questão de abrir esse tempo para sua saúde (e sanidade!).

Vale lembrar que mesmo para começar a caminhar é preciso o aval do médico – principalmente se você tiver alguma doença do coração, hipertensão, diabetes ou tiver problemas de coluna ou articulares. Ele também vai estabelecer o ritmo ideal para você se exercitar, inclusive considerando seus objetivos, como perda de peso e melhora no condicionamento físico.

Bora começar já?

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.