quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Afinal, o que querem as mães?

Trabalhar, segundo uma reportagem publicada na revista do NYTimes no último fim de semana. Há dez anos o mesmo jornal tinha mostrado um cenário exatamente oposto, em que as mulheres, mesmo as altas executivas, estavam optando por ficar em casa para cuidar dos filhos. Uma década depois, ao ouvir as mesmas mulheres, a realidade se inverteu.

Essas mães contam que o sonho de se dedicar exclusivamente à educação das crianças  cobrou seu preço - às vezes alto,  traduzido em falta de independência, golpe na auto-estima, uma divisão injusta de tarefas domésticas...

É bem verdade que nenhuma se arrependeu da opção feita anos atrás. Mas todas começaram um movimento de volta ao mercado. Muitas se reinventaram, buscaram novas ocupações e profissões, tudo sem abrir mão da flexibilidade para continuar cuidando dos filhos.

O que nos diz esse retrato? Que estamos na estaca zero novamente e que se alguém conseguiu encontrar o equilíbrio entre profissão e filhos, por favor, se manifeste. Meu tempo de maternidade é justamente essa década que separa as duas reportagens. Desde que me tornei mãe, vi de tudo -  gerente que virou professora, diretora que virou dona de loja, farmacêutica feliz da vida em casa, analista de RH que virou autônoma, bancária transmutada em corretora de imóveis... Mas o que mais vi mesmo é mãe ser demitida.

Raríssimas conseguiram levar a mesma vida, no mesmo ritmo e com os mesmas responsabilidades de antes. Algumas optaram por ficar em casa e encontraram uma realização genuína nesse papel. A esmagadora maioria luta todos os dias, entrando e saindo de empregos, inventando e reinventando trabalhos, tentando equilibrar tarefas, horários e responsabilidades para acompanhar os filhos de perto sem tirar o pé do mercado. Todas, sem exceção, dizem se sentir sempre em dívida – ou no trabalho, ou em casa.

Eu me incluo nesse grupo. Desde que tive minha primeira filha, alternei períodos em que trabalhei como free-lancer, em casa, e outros em que voltei às redações. Tive grandes conquistas profissionais e não lamento nada das minhas escolhas. Mas também sei que muitos trabalhos ainda estão fora do meu alcance porque são incompatíveis com o tempo dos meus filhos.

A partir da reportagem, uma organização americana fez uma enquete com mais de duas mil mães, publicada no Huffington Post, e comprovou que a enorme maioria sonha mesmo com um trabalho meio-período. Das que estão em casa, mais da metade não teria parado de trabalhar se pudesse ter um horário mais flexível. E a esmagadora  maioria planeja voltar ao mercado.

Por enquanto vivemos uma espécie de “paz negociada”, em que as mulheres vão se ajeitando como podem enquanto os filhos crescem. Quem dera a gente pudesse exigir uma PEC das mães que garantisse meio-período para quem tem crianças, com direito a sair no horário sem cara feia do chefe.

Mas o que será que vai dar quando esse exército de mães extremamente motivadas, acostumadas a desempenhar múltiplas funções, treinadas na arte de driblar conflitos e encontrar soluções, acostumadas a fazer das tripas coração resolver voltar às trincheiras? Espero que pelo menos minhas filhas vejam alguma mudança na sociedade.


E você? Como resolveu a equação entre a vida profissional e a maternidade? A gente quer saber!

Beijos,

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.