segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O desafio de desmame

 Logo depois que a Isabela nasceu, tive alguns problemas pessoais sérios e isso atrapalhou muito o início do processo da amamentação, já que, para tudo acontecer da maneira adequada, a mãe precisa estar muito calma e centrada. Na época, ela foi perdendo peso e depois de algumas semanas ficou muito fraca e eu cada vez mais cansada e preocupada. Por isso tive que complementar o meu leite com fórmulas prontas.

A boa notícia é que depois de um tempo as coisas entraram nos trilhos e a Bebé começou a mamar direitinho. E o tempo foi passando e, acreditem se quiser, ela não parou até chegar quase aos 3 anos de idade. Fui muito criticada por isso. Muito mesmo! E muitas vezes me senti a mãe mais mole do mundo por não conseguir interromper o processo. E tenho que assumir que em alguns momentos isso ta

mbém me incomodou, pois ela colocava a mão dentro do meu decote nos lugares mais impróprios. E em várias situações pensei: dessa semana não passa. Mas esse contato tão especial entre mãe e filha e o efeito tranquilizador impressionante que acontecia quando ela encostava no meu peito – não tinha nada mais eficaz quando ela está muito manhosa ou demorava muito pra dormir - , além do fato de eu ter bastante leite e nunca ter sofrido com problemas como rachaduras, me fizeram voltar atrás.


Finalmente consegui fazer a Isabela parar de mamar usando como desculpa a passagem do berço para a cama. Mas olhando pra trás tenho certeza de que esse episódio só trouxe boas coisas para nós duas e me ajudou a perceber que muita gente se dá ao direito de dar opinião na forma como criamos os nossos filhos. É claro que quem já tem mais experiência pode dar umas boas dicas, sim, mas que as mães precisam ter cuidado com elas, pois cada um fala uma coisa diferente e isso só acaba nos deixando mais confusas e, muitas vezes, culpadas. Na minha opinião nada é tão certeiro e eficaz quanto o feeling de uma mãe. Confie no seu! 

Beijos,

Tatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.