sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sobre peitos rachados

Foto: Marly Pereira
E já que estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno, aqui vai minha contribuição. Logo que engravidei, tinha duas certezas: que teria parto normal e que amamentaria tanto quanto pudesse. Afinal, são dois processos naturais. Não tem como dar errado, pensava eu. Sobre os partos, conto em outro post. Mas realmente não imaginava que amamentar envolvia um certo aprendizado. E que a coisa não vem assim, digamos, tão naturalmente. Por sorte, fui muitíssimo bem orientada na maternidade. Então, logo aprendi sobre a pega correta da mama, a necessidade de esvaziar bem cada peito e oferecer os dois em cada mamada para garantir um alimento completo.

Eu só não contava com as rachaduras...apesar das orientações na gravidez e na maternidade, sabe-se lá por que as benditas fissuras deram as caras. E com meus três bebês! Eu sempre achava que estava fazendo tudo direitinho, o processo todo começava muito bem, tudo fluía até que umas duas semanas após o parto apareciam as tais feridas.

Até hoje não sei por que isso aconteceu, só lembro que era uma dor lancinante, insuportável mesmo. Amamentava chorando, meus seios sangravam, e eu sofria só de imaginar a próxima mamada. O bebê sugava e parecia que umas facas atravessavam minha pele. Cheguei a pensar que não poderia continuar.

Tudo se resolveu quando alguém recomendou um creme que na época não existia no Brasil – o tal Lansinoh. Feito à base de lanolina, ele hidrata os mamilos e estimula a regeneração da pele. O mais importante:  não é nocivo para o bebê, por isso nem precisa retirar antes de amamentar. Em poucas aplicações, o seio fica novo em folha.

Gente, tô fazendo propaganda grátis porque o troço é mesmo milagroso. Acho que é um item de primeira necessidade nos enxovais da grávida. Para sorte das novas mamães, nem é mais preciso camelar para encontrar ou encomendar para quem vai viajar. Desde abril ele já está disponível no Brasil (no site deles tem os pontos de venda em todo o país).

Bom, o fato é que nas duas outras gestações tratei de garantir um bom estoque antes do parto. Só não me dei conta que poderia ter passado antes, para prevenir. Mas, pelo menos, assim que me deparei com o problema, rapidamente me besuntei com o tal achado. Graças a ele, consegui amamentar tranquilamente todos os meus filhos até completarem um ano...

Para quem está grávida ou está começando a amamentar, fica a dica.


Um beijo!

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.