terça-feira, 27 de agosto de 2013

A criança bateu a cabeça. É caso de correr para o hospital?

 Na semana passada uma das melhores amigas da Isabela caiu na escola e bateu a cabeça na quina de um armário. Depois que o susto passou e a menina já estava bem, apenas com um pequeno galo e um corte na testa, a diretora ligou para a mãe contando o episódio e sugerindo que ela fizesse uma tomografia só para tirar a dúvida.

Mas, antes de submeter a filha ao exame, ela achou melhor entrar em contato com o pediatra que a acompanha e ele foi categórico: isso não é uma boa ideia, muito pelo contrário, pois esse tipo de exame emite radiação o que, nessa fase da vida, até uns 3 anos e meio, mais ou menos, pode aumentar o risco de câncer no futuro, principalmente se isso se repetir muito, já que o efeito é cumulativo. A mãe contou essa história em um almoço no qual eu e outras mães de crianças pequenas estávamos reunidas e muitas se mostraram preocupadas, pois os filhos já tinham passado por esse tipo de procedimento.

Por isso resolvi conversar sobre o assunto com a pediatra Raquel Quiles, de São Paulo, que é minha fonte antiga. Ela me contou que o risco da radiação provocar câncer existe, sim, mas é pequeno. Apesar disso, ninguém deve fazer uma tomografia à toa. Se a criança bateu a cabeça alguns sinais devem servir de alerta para os responsáveis a levarem correndo para o pronto-socorro: desmaio, vômitos após o trauma, mudanças de comportamento, como sonolência ou agitação, e hematomas muito grandes. Segundo Raquel, a parte da cabeça que levou a pancada não faz tanta diferença, o que deve ser levado em consideração é o mecanismo do trauma, ou seja, se ela caiu de um local muito alto, se estava correndo muito rápido, etc. 

De qualquer forma, esse tipo de acontecimento deixa pais e mães pra lá de preocupados, mesmo que o pequeno não apresente nenhum sintoma que dê indícios de que foi algo mais grave. Por isso, não hesite em falar com o médico que o acompanha. Nem que seja para ficar mais calmo.
Beijos,

Tatá 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.