segunda-feira, 17 de junho de 2013

9 opções criativas para a hora do lanche

Cansada de mandar a bisnaguinha de sempre na lancheira do filhote? Eu estou. Aliás, conheço um monte de gente na mesma situação. Confesso que na pauleira de todas as manhãs, muitas vezes coloco um pacote de palitinhos de gergelim com uma banana na mochila dos meninos e pronto.  Sim, essa praticidade resolve a vida, mas como fica a tal da dieta equilibrada nesse corre-corre?

Especialistas enfatizam o quanto é importante alternar os alimentos que compõem o lanche para não cair na monotonia. Apresentar novidades é uma estratégia que ensina a criança a comer de maneira variada e saudável, o que garante mais nutrientes.

E a falta de tempo no contexto?  Gostaria muito que o dia tivesse um pouco mais do que 24 horas para poder dar conta de tudo. Mas, como ainda não existe nenhuma mágica para fazer os minutos multiplicarem, vale lançar mão de alguns truques, como o de preparar o suco de frutas antecipadamente e guardar na geladeira. Ok, um pouco da vitamina vai embora, mas boa parte fica ali, pode acreditar. A mesma dica vale para sandubas e afins.
         
Em nome da praticidade, a Gabi me contou que recorre às frutas desidratadas, à cenoura baby, ao tomate cereja e a um tipo de queijo chamado baby bell (nunca ouvi falar!), sem contar os pacotinhos individuais de cereais. Ela também não deixa de apostar em uvas, mexerica, morango, ou seja, opções fáceis.

Entretanto, para aqueles dias mais inspirados, nos quais dá para abusar da criatividade na cozinha, que tal experimentar receitas mais elaboradas? 

Confira a seguir 9 maneiras inusitadas para montar a lancheira, que foram criadas com exclusividade para o Fralda Justa pela nutricionista Lara Natacci, do projeto Meu Pratinho Saudável. Ah, a sugestão da expert é não adoçar os sucos e, quando for o caso, optar por mel.

1)
1 pão do tipo folha com geleia de uva
1 garrafinha com suco de laranja
1 queijinho processado industrializado

2)
2 fatias de pão de fôrma com patê de beterraba (amassar a beterraba cozida com cream-cheese)
1 garrafinha com suco de mamão

3)
1 fatia média de bolo de cacau
1 caixinha de suco de soja
10 uvas

4)
3 cookies integrais de frutas vermelhas
1 pote de iogurte natural batido com pera

5)
1 sanduíche pequeno de pão caseiro com creme de ricota, frango desfiado e folhas de rúcula
1 garrafinha com suco de goiaba

6)
1 broa de milho
1 caixinha de suco de soja
1 banana

7)
1 xícara de cereal integral para misturar com 1 pote de iogurte
1 garrafinha com suco de maçã


8)
½ xícara de oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
1 garrafinha de vitamina de leite com frutas

9)
1 xícara de coalhada seca
½ xícara de frutas secas  (uvas-passa, damasco, ameixa e figo seco)
3 biscoitos de aveia

Beijim.

Reg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.