segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vamos tomar café da manhã?


            Aqui em casa a molecada só quer saber de leite com achocolatado logo cedo. Vez ou outra consigo oferecer uma fatia de pão com margarina e já fico feliz da vida com o feito.


Mas a situação parece que é um pouco pior por aí. Tem criança que não come nadica de manhã. Esse panorama foi comentado durante o Ganepão, um dos maiores congressos de nutrição do país, que aconteceu na semana passada. Passei por lá e assisti uma aula excelente da nutricionista Sônia Tucunduva, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A expert frisou que o desjejum é fundamental para o desempenho cognitivo. Sem contar que é o momento perfeito para consumir fontes de cálcio e, assim, alimentar o esqueleto que está em plena fase de crescimento.


Há algum tempo, fiz uma reportagem sobre o assunto e aprendi alguns macetes para acabar com a desculpa de falta de tempo para sentar-se à mesa nessa refeição. Aos apressadinhos, a sugestão é consumir alimentos práticos, caso de frutas como a banana, de iogurtes de garrafinha, de torradas e de biscoitos – melhor que sejam os integrais e nada de recheio, por favor!


Outro truque é deixar tudo meio preparado na noite anterior, se possível aprontar até a mesa. Já para aqueles que alegam falta de apetite, a dica é começar com pequenas porções até acostumar. Vale a pena. Ah, aliás, estudos revelam que quem faz um bom café da manhã tende a ficar em dia com a balança. Pense bem, não é mais um excelente motivo?

             E o que não pode faltar?

            Pães, cereais ou biscoitos são ricos em carboidrato, que deve ser o principal item. Afinal, ele oferece combustível ao cérebro e aumenta a disposição.

             Leite, queijo ou iogurtes são ótimas fontes de cálcio e de proteína. Aliás, cabe mencionar que o cálcio deve ficar longe de fornecedores de ferro, já que eles competem na absorção. Mas como ninguém come bife cedinho...

             As frutas ou sucos não podem ficar de fora. Elas colaboram com o aporte de vitaminas e de fibras e dão aquela força ao intestino.

            Beijim.
            Reg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.