quinta-feira, 20 de junho de 2013

Malhação + gravidez, uma dobradinha que dá certo


Sempre gostei de praticar atividade física. Por isso suei a camisa até o dia anterior ao nascimento da Isabela. É claro que depois que recebi o resultado positivo do exame, passei a tomar alguns cuidados. Abandonei os movimentos com muito impacto, ficava de olho o tempo todo na minha frequência cardíaca para não deixá-la subir demais (os especialistas indicam que ela fique entre 120 e 140 bpm nas mulheres que não têm algum problema mais sério) e comecei a ser acompanhada mais de perto pelo professor. E o resultado não poderia ser mais positivo. Notei que a minha disposição e o meu fôlego não ficaram prejudicados na gestação - até o final eu conseguia subir alguns lances de escada sem ficar com a língua de fora – não inchei praticamente nada e engordei muito pouco. Além disso, percebi que a minha recuperação depois do parto foi muito boa e soube que isso tem bastante relação com o fato de eu nunca ter abandonado a academia.
Estes dias estava conversando com o meu professor da academia, o personal trainer Fernando Basílio, sobre o assunto e ele me disse que de fato a malhação, feita com os devidos cuidados, que fique bem claro, só traz benefícios para as futuras mamães. Ele me explicou que a atividade física ajuda a manter a pressão sanguínea controlada, melhora a circulação, auxilia no controle do ganho de peso, o que também evita o diabetes gestacional e ainda deixa o feto mais relaxado, principalmente se a atividade for feita na água. Outra vantagem é que, dependendo do tipo de exercício, é possível reforçar o assoalho pélvico, os músculos localizados na região entre as pernas que ajudam a sustentar o útero. Mas, como eu já disse, se você está carregando um bebê não dá pra simplesmente calçar o tênis e colocar o corpo para se movimentar. Antes de mais nada é preciso conversar com o seu médico para que ele veja se não há nenhuma contraindicação especial no seu caso, principalmente se você não estiver acostumada a se exercitar. Outro detalhe importante é que as grávidas ficam com os ligamentos mais frouxos, o que aumenta a chance de uma lesão. Mas se todos esses detalhes forem observados, não pense duas vezes antes de deixar a preguiça de lado. Você só tem a ganhar. Eu garanto!

Beijos,

Tatá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.