quarta-feira, 5 de junho de 2013

Criança com o colesterol nas alturas?

Foto: MsDotty/SXC
Vai longe o tempo em que medir colesterol era coisa de gente grande. Infelizmente, a molecada de hoje não tem se saído tão bem nos tais exames. Não dá para apontar um único vilão nesse enredo perigoso, mas o aumento dos casos de obesidade infantil sempre dá algumas pistas.

O assunto veio à tona no XXXIV Congresso da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo que aconteceu no último final de semana de maio. Passei por lá e espiei algumas palestras. Durante a aula da nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg – considerada uma das maiores autoridades em gorduras do país – alguém perguntou sobre o uso de suplementação de ômega-3 para reduzir os níveis de colesterol na criançada. Ana respondeu que existem situações e situações, mas que antes de qualquer medida, vale dar uma bela analisada na despensa e avaliar o que os pequenos andam saboreando.

Essa simples indagação me forçou a fazer uma verdadeira varredura nos armários e na geladeira aqui de casa. E você já prestou atenção nisso?

Especialistas afirmam que trocas simples no dia a dia são muito eficazes na proteção às artérias. Substituir pães e massas feitos com farinha refinada pela versão integral é sempre uma boa pedida. Incluir mais peixes no menu é mais uma decisão saudável.

Botar frutas no cardápio em vez de bolacha recheada é outra atitude bacana. Nesse caso, saia da mesmice, leve seu filho para um hortifrúti e peça ajuda para escolher novidades e encher a fruteira. Não se esqueça de caprichar na variedade de hortaliças também.

E no supermercado, lembre-se de observar os rótulos com cuidado e enfiar no carrinho itens menos açucarados e gordurosos. Fuja de produtos que ainda carregam a gordura trans.

O coração vai bater feliz!

Beijim.


Reg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.