terça-feira, 11 de junho de 2013

Remédio na dose certa

Nesta época do ano, quando viroses e faringites, otites e todas as "ites" que você possa imaginar estão à solta, vale redobrar o cuidado na hora de dar remédios. Mesmo que o sintoma seja parecido com o de alguma doencinha anterior, não saia por aí fazendo diagnósticos e empurrando drogas goela abaixo do seu pequeno. Muito menos pergunte ao farmacêutico ou ao vizinho o que ele daria nessa situação. O ideal é nunca medicar sem falar com o pediatra.

Aliás, o número de erros que acontecem ao dar remédio em casa é bem maior do que você imagina. E essas falhas podem levar a sérios problemas de saúde – desde piorar a dor até causar vômitos ou coisas mais graves, mostra uma pesquisa recém-publicada no prestigiado Pediatrics.

Por incrível que pareça, os autores do estudo notaram que pais se embananam na hora de ver a dose certa, os intervalos recomendados, o modo de aplicação e a validade do produto. E isso foi observado em todo tipo de item, como anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos e até, pasme, em vitaminas. Em um terço dos casos, as mancadas tinham grande chance de causar danos. Em um deles, os pais erraram feio para menos na dose do antibiótico contra uma pneumonia que, sem tratamento, poderia levar à morte.

O estudo foi feito com crianças com tumores, que estavam em tratamento em casa. Ou seja, pacientes que viam seus médicos mais do que a média, e pais em contato frequente com os profissionais.  Se mesmo eles estão fazendo confusão, fica o alerta. Ainda mais porque parece que doença de criança prefere dar as caras à noite, justamente quando a gente está mais fora do ar, não é? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.