quinta-feira, 11 de julho de 2013

Coisas sobre Buenos Aires em família que ninguém te contou

O famoso "Caminito"
Quem me conhece sabe que sou mezzo brasileira mezzo argentina. Mas embora eu conheça bem o país, nunca tinha ido a Buenos Aires com as crianças. Então, por estas eu não esperava:

1. Táxis não levam mais do que 4 pessoas (além do taxista), e não adianta insistir. É uma questão do seguro, que só cobre os passageiros que tiverem cinto de segurança. Se estiver num grupo maior e não quiser andar por aí sempre em dois carros, use o metrô. Ele está sujo e descuidado, mas funciona direitinho.

2. As porções nos restaurantes costumam ser enormes. Cheguei a ver no mesmo pedido dois super bifões que criança nenhuma conseguiria devorar. Vale a pena dividir pratos entre os pequenos. (E não, você não vai achar estabelecimentos por quilo. Se alguém conhecer um, aceito a dica!). Outra coisa: costuma-se servir muito pãozinho de entrada. Cuidado para a meninada não detonar a cestinha e perder a fome.

3. A base da alimentação dos argentinos é feita de carne e massas. Pode ser cansativo oferecer só bife com fritas ou macarrão para a turminha. Se puder, entre num super e aproveite para saborear as frutas de lá e variar o cardápio. 

4. Não espere muitas filas prioritárias para mães com crianças de colo. Essa moda ainda não pegou por lá.

5. Há muitíssimos golpes para pegar turistas. Fique de olho no restaurante (aquele casal que sentou ao lado e logo levantou pode ter levado sua bolsa junto), no táxi e no comércio (você entrega uma nota de valor alto e ele devolve outra dizendo que a sua é falsa). Prefira pagar com notas menores.

6. Banheiro infalível para emergências infantis na rua: o do McDonald`s. É razoavelmente limpo e sempre tem um por perto.

Apesar da crise que assola o país, Buenos Aires continua linda, a vida cultural e gastronômica de lá é mesmo fantástica e flanar pela ruas da cidade, especialmente pelo bairro da Recoleta, para depois escolher um café e ver a vida passar ainda é um programão. Mas vamos combinar: quem curte fazer esse tipo de passeio de verdade são os adultos. Para não passar perrengue e aproveitar a viagem, leve em conta que a criançada vai curtir mais se:

- eles estiverem acostumados a caminhar. A cidade é maravilhosa para descobri-la a pé

- você quiser falar um pouco de cultura e de história – e eles estiverem a fim de ouvir (e tiverem idade suficiente para entender). Para os pequenos, pode ser um tédio tremendo olhar ruas, casarões e museus sem saber por que isso é bacana.  

- der para casar programas de adultos e crianças para aliviar a barra dos mais novos: ao ir ao badalado bairro de Palermo, dê uma passada no zoo que fica logo ali. Tem áreas meio caidinhas, mas é sempre um sucesso entre a garotada. Além do mais, tem animais que eu nunca vi no Brasil, como a lhama, a alpaca, um urso que vive nos Andes e muitos cervos. Ao visitar o Caminito, no bairro boêmio da Boca, aproveite para levar a turma para conhecer o estádio e o museu do Boca Juniors, que pode ser um programão para meninos (e meninas, por que não?). E no Puerto Madero, o cais revitalizado que agora concentra restaurantes chiques, bares, lojas e um museu num charmoso calçadão junto ao rio da Prata, não deixe de entrar na Fragata Sarmiento, navio-escola do século XIX que está ancorado ali aberto à visitação (é bem baratinho). As crianças vão amar conhecer o barco por dentro em todos os detalhes.

- o objetivo não for fazer compras. É sempre programa de índio para (e com!) os pequenos. Além disso, foi-se o tempo das pechinchas na capital portenha. 

Boa viagem!

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.