quinta-feira, 25 de julho de 2013

Como lidar com a manha para entrar na escola



  Uma grande amiga nossa, a Fernanda, colocou um desabafo no Facebook, pois todas as vezes que ela vai deixar a Pietra, a filha dela que vai fazer dois anos em agosto, na classe, a pequena chora muito, a ponto de vomitar algumas vezes e repete a frase: "Escola chata, Pi chora". Como não poderia deixar de ser, a Fernanda está pra lá de preocupada com essa situação. E é claro que ela não é a única. Muitas mães passam por isso e também ficam perdidas. Por isso resolvi conversar com a Natally, a professora da Isabela, e pegar algumas dicas de como lidar com essa situação. 

Segundo ela, o processo deve começar antes mesmo de chegar na escola. A mãe deve explicar o que vai acontecer após deixar a criança sozinha. Por exemplo: a mamãe vai trabalhar e você vai ficar com a professora brincando, depois vai comer o lanche, etc. e depois a mamãe vai voltar para te buscar.

Quando chegarem ao local, a mãe deve apenas dizer tchau, dar um beijo no filho e ir embora. Nada de sumir sem se despedir com medo do pequeno chorar ainda mais, o que o deixa perdido e inseguro, e nem demonstrar que você também não está à vontade com a situação, dizendo mil vezes que está indo e permanecer lá, ou mudando a voz ou a expressão facial. É primordial que a mãe passe segurança para a criança e tente não se abalar com a birra. Ficar de olho na maneira como ela está na hora da saída também é importante, pois é um reflexo de como as coisas andaram durante o período de aula. 

Mas se o choro permanecer por muitos dias e você está se sentindo incomodada demais a ponto de não conseguir se manter alheia à cena, é hora de marcar uma reunião com a direção da escola e com a professora, para que elas a orientem e contem como a criança se comporta durante o resto do dia. A Naty me garantiu que muitas crianças que choraram por semanas ou até mesmo meses a fio na adaptação hoje entram na classe felizes da vida e adoram participar da rotina escolar. 

Beijos,

Tatá

Um comentário:

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.