quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ovo, o injustiçado


Quando o Victor era pequeno, lembro que demorei a incluir o ovo no cardápio do moleque. Um tremendo vacilo. Confesso que carregava um caminhão de preconceito em relação ao alimento. O medo da alergia era o primeiro item da lista. Hoje sei que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda oferecer tanto a gema quanto a clara nas refeições ainda no primeiro ano de vida. Claro que se houver algum histórico alérgico na família é fundamental pedir o aval do médico antes de dar para o bebê.


A nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, é fã do ovo pela praticidade e, principalmente, pelo valor nutricional e o indica já no sétimo mês de vida. Ele é uma excelente fonte de proteína, oferece uma vitamina chamada colina, que trabalha em prol do cérebro e, pra completar, contém duas preciosidades: a luteína e a zeaxantina, substâncias que zelam pela visão.


E qual é o melhor: o branco ou o marrom? Outro dia a Tatá veio com essa dúvida e lembrei de um papo que tive com um professor Pedro Alves de Souza, da Unesp. Segundo o expert, não há distinção em relação à quantidade de nutrientes. O que pode diferenciar um do outro é a cor da gema que no caso do caipira é um pouco mais amarela. Essa coloração forte se deve à alimentação da galinha. É que as aves criadas ao ar livre ciscam nos terreiros e comem vegetais cheios de pigmentos, caso dos carotenoides. Já aquelas que vivem em granjas são tratadas com ração. Quanto à casca, geneticamente as caipiras têm mais chances de botar ovos em tons de marrom. Porém existem aves de cativeiro com a mesma característica.

Confira alguns truques bacanas na cozinha:

- Para fazer ovos mexidos, use panelas com forro anti-aderente, que ajudam a evitar o excesso de óleo. Basta apenas um discreto fio ou, se preferir, nenhuma gota sequer.

- Se a ideia é preparar o ovo poché, uma sugestão valiosa é colocá-lo na água quente, porém antes da fervura. Uma pitada de sal ou algumas gotas de vinagre também colaboram para que ele fique mais uniforme.

- Ovos cozidos com a casca são bem saudáveis, mas para evitar encrencas, ou melhor, uma bactéria chamada Salmonella, o ideal é deixar ferver por até 5 minutos.

Escolha o que mais lhe agrada e bom apetite!

            Beijim.

            Reg
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.