quarta-feira, 31 de julho de 2013

Você venderia um filho por U$ 100 milhões?

Essa provocativa pergunta foi tema de um post que está dando o que falar nos Estados Unidos. Claro que não, gritaria qualquer pai ou mãe em sã consciência, reconhece o autor americano. Nem por todo o ouro do planeta.

Mas é aí que essa questão aparentemente boba aponta para outra, continua o autor: afinal, se um filho vale muito mais do que tudo o que o dinheiro pode comprar, por que muitas vezes não cuidamos dele como cuidaríamos desse montante todo na nossa conta-corrente? Como diz o autor, se essa grana pingasse lá hoje, você certamente passaria um bom tempo pensando em como cuidar melhor dela, preocupando-se em como fazê-la crescer e em como ela poderia te ajudar a viver melhor...

Pessoalmente, acho que o tema filhos e dinheiro jamais deve se comparar ou misturar. Nem mesmo quando se trata de fazer contas da mensalidade da escola ou do seguro-saúde (obviamente que dentro das possibilidades de cada família). Um deve se limitar a resolver as nossas necessidades básicas e só (tá, com direito a alguns supérfluos porque ninguém é de ferro...). Mas é o outro que nos humaniza, que gera e devolve valores inegociáveis. De acordo com a planilha do Excel, filho custa caro, sim. Mas minha relação com eles não passa por gastos e planilhas (e nem vou entrar aqui no mérito das coisas que o dinheiro permite  - educação, viagens,  blá blá blá - para fazer nossos filhos "melhores". As tais “melhorias” não vêm de brinde. Mas isso é tema para outro post...).

Só que vivemos em tempos de valores tão invertidos que acho a pergunta de U$ 100 milhões até pode ajudar algumas pessoas a colocar as coisas na perspectiva certa. Não à toa o tal post instigou tanta gente.

E você, já parou para pensar em como lida com sua maior riqueza - seu filho? Em como "investe suas ações"? Em como avalia se elas subiram ou desceram – para traçar novas estratégias e aumentar seu valor? Se está fazendo a fortuna crescer e se desenvolver para gerar frutos, ou se imperceptivelmente ela está se deteriorando de alguma forma?

Beijos!

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.