quarta-feira, 26 de junho de 2013

Combatendo a barriguinha no pós-parto

Não importa se você malhou a gravidez inteira ou se é uma sedentária convicta. Depois do parto, não tem mulher que não passe por uma crise, seja porque quer retomar a vida e a energia de antes, seja porque quer pelo menos um pouco do antigo corpinho de volta.

Outro dia conversei sobre isso com uma expert no assunto, a educadora física Juliana Freitas, da MJ Personal Trainers. Como ela também é mãe, sabe muito bem do que estamos falando e das dificuldades de malhar com um recém-nascido em casa. Por isso, topou ensinar alguns exercícios bem básicos que você pode tentar encaixar entre uma mamada e outra (mães que pariram há mais tempo também são bem-vindas!).

No post de hoje, dois exercícios para combater o grande vilão: a barriguinha (quem mais?). O objetivo aqui é ajudar a fortalecer a musculatura do abdômen. Vale lembrar que quando esses músculos ficam fracos, quem acaba sofrendo são as costas, a postura e, claro, o espelho.

Mas pelamordedeus: antes de dar a largada, converse com seu médico. Só ele pode avaliar a saúde do seu coração e possíveis desvios posturais, além de problemas de articulação – e dizer se você já está liberada para fazer exercícios. Cada parto, ops, cada caso é um caso.



Aqui você pode alternar o apoio dos pés (como na foto acima) ou ficar com os dois apoiados no chão. Na primeira opção, faça duas séries de 12 repetições assim: eleve um dos pés o máximo que conseguir com a perna estendida e volte a apoiá-lo no chão para trocar de perna. Levante um, depois o outro, alternando sempre. Quando completar o número de repetições, descanse por 30 segundos antes de começar a segunda série. Se você estiver muito em forma, pode tentar fazer três séries de 15 repetições. Se preferir outra opção, tente ficar por 30 segundos paradinha. Atenção para a postura: não deixe que os ombros se aproximem das orelhas e mantenha a barriga bem contraída. O objetivo é tentar ficar com o corpo paralelo ao chão.


Neste exercício é preciso ter força para elevar as duas pernas estendidas e voltar a colocá-las no chão. Faça também duas séries de 12 repetições, podendo tentar a terceira série se estiver mais bem condicionada. Não se esqueça de fazer dos dois lados. Alterne fazendo uma série de um lado, vire e faça do outro sem descanso. Se ficar muito puxado, pode encostar a cabeça no braço. Atenção: quem tiver hérnia de disco ou qualquer problema na coluna deve evitar este exercício!




Repita o treino em dias alternados e não se esqueça de dar uma alongada antes e depois! E fique de olho no blog, porque vamos continuar dando diquinhas de como manter ou recuperar a forma perdida...

Bons treinos!

Gabi

3 comentários:

  1. Parabéns Ju!!!

    Tenho muito orgulho de ser sua irmã!!!

    Você está linda como mãe de 2 filhos!!!

    Te amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha experiência como mãe foi mais ou menos assim: fiz academia até 32 semanas de gestação. Me sentia muito bem, a amamentação me ajudou a voltar no peso mais rápido e retomei as atividades físicas com exatos 40 dias de repouso. Já como nutricionista posso afirmar que a nutrição teve papel fundamental para saúde e bem estar. Na minha prática clinica vejo que as gestantes ainda tem muita preocupaçaõ em engordar mas não sabem o quanto é importante a adequação alimentar para formação do bebê. Essa é a principal garantia de saúde para a criança e para mãe.
    Acompanho sua luta diária para dar conta da missão.Ser mãe,esposa e profissional....nada fácil
    Vânia Alonso-nutricionista

    ResponderExcluir
  3. Que ótimas dicas, parabéns Gabi e Juliana!

    ResponderExcluir

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.