segunda-feira, 13 de maio de 2013

Impossível comer um só?


Um dos passeios prediletos dos meus filhos é ir ao supermercado com o vovô. Mas, cada vez que eles chegam da “excursão”, lá vem surpresa!

Outro dia, o Tiago, meu caçula, comprou um pote de castanhas-do-pará. Fiquei feliz pela ótima escolha, afinal elas carregam uma penca de substâncias benéficas, caso do selênio, mineral que reforça o sistema imune. O problema é que o moleque não conseguia parar de comer. Minha mãe ficou tensa achando que o exagero poderia desencadear um baita desarranjo. Com razão, já que além do precioso selênio, a iguaria soma gorduras e fibras, dupla conhecida por dar aquele empurrão ao trânsito intestinal.

Lembrei que, na cartilha da nutrição, um dos pontos principais é o equilíbrio. Não importa se o alimento está lotado de nutrientes, quando é consumido em excesso, o tiro acaba saindo pela culatra.

Conversei sobre isso com a Priscila Maximino, nutricionista e expert em alimentação infantil e, primeiro, ela me acalmou dizendo que seria preciso comer mais de meio quilo para surgir a dor de barriga. Ufa! 

Depois, me contou que o ideal é oferecer a quantidade certa para a criança, ou seja, nada de largar o pacote inteiro na mão do menino, como eu fiz, principalmente se for uma delícia. Inclusive, a dica vale para tudo quanto é tipo de comida. Lembre-se: o melhor é servir sempre em porções e assim evitar excessos. No caso de castanhas e afins, a sugestão da Priscila é dar um bocado do tamanho de um pires pequeno.


Aliás, a nutricionista elogiou a escolha do Ti e ainda comentou que o alimento é uma excelente opção para a hora do lanche. Desde que seja consumido na medida certa. Olha lá, hein?

Beijim, 

Reg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.