terça-feira, 21 de maio de 2013

Vale a pena investir em ensino bilíngue?



Quando a Isabela estava prestes a completar 2 anos, achei que tinha chegado a hora de matriculá-la em uma escolinha. Na época, sugeriram optar por uma bilíngue. No começo fiquei receosa, pois me incomoda muito o fato da maioria das pessoas não falarem e muito menos escreverem o próprio português direito, imagine aprendendo duas línguas ao mesmo tempo! Mesmo assim, conversei com a diretora de um estabelecimento desse tipo que fica bem perto da minha casa e ela me explicou que as crianças são alfabetizadas primeiro em português e, só depois, aprendem a ler e escrever na segunda língua, o que ajuda a evitar confusões. Hoje, quase um ano depois, acredito que fiz a escolha certa, pois a Bebé fala e entende muitas coisas em inglês, deslanchou no português – quando ela começou a frequentar as aulas era difícil entender o que ela estava querendo dizer – sem misturar as duas línguas e fica muito feliz quando chega a hora de colocar o uniforme e pegar “a bag”.

Mas para ouvir a opinião de uma pessoa neutra, fui conversar com a Jéssica A. Fogaça que é psicóloga especializada em comportamento infantil e aprendizagem. Ela me explicou que a vantagem do ensino bilíngue é que os pequenos entram em contato com o segundo idioma de maneira bastante natural e que começam a achar normal usar as duas línguas. Mas ela alertou que antes de qualquer coisa é necessário checar o método de ensino do estabelecimento, se os professores de fato são fluentes nas duas línguas e se têm boa didática. Além disso, é preciso acompanhar de perto o desenvolvimento do pequeno para ver se ele está lidando bem com essa dinâmica e, diante de qualquer dúvida, pedir ajuda especializada - dentro e fora da escola. Por isso, se essa for a sua opção, fique atenta a esses detalhes para tirar todo proveito da escolha.

Beijos,

Tatá

2 comentários:

  1. Coloquei o Uli numa escola bilingue este mês, não por opção, mas porque era a escola mais próxima e melhor indicada. Até agora nada de confusão. Ele está curtindo.

    ResponderExcluir
  2. No começo fiquei horrorizado quando matricularam minha filha em uma escola bilingue com 1 ano de idade ... Quando morei no Canadá ... Presenciei o Matheuzinho filho do meu amigo Joaquim Sobrinho ... Imigrante brasileiro de Barra do Garça -MT. junto a cidade de Toronto-ON. ... Não falar nem o Inglês e nem o português ... TEMI que isso ocorresse ...Não ocorreu !!! Hoje ouço .: Butterfly ...

    ResponderExcluir

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.