segunda-feira, 6 de maio de 2013

No meu prato entra quiabo, mas mandioquinha, não!



 A baba do quiabo faz muita gente riscar o vegetal da dieta. Não à toa, né? Aquele líquido não tem um aspecto dos mais apetitosos.  Mas existe criança que se delicia, pode acreditar.  O Victor, meu mais velho, nem liga para o caldinho viscoso, pelo contrário, ele come uma bela porção e ainda pede mais. Principalmente se for a “receita da avó”, claro.
Agora, se eu incluir pedaços da adocicada e suave mandioquinha no prato, o menino torce o nariz e deixa de lado. Vai entender...
 Essa contradição é típica de uma turma batizada por especialistas como seletivos. Eles simplesmente odeiam alguns alimentos e daí não tem acordo, jeitinho, aviãozinho, carinho ou bronquinha, os danados travam a boca e pronto!
Aprendi com o dr. Mauro Fisberg – pediatra e um dos maiores especialistas em dificuldades alimentares infantis –  que é fundamental ter paciência nessas horas. Respirar fundo e contar até 1 000, se for o caso. Isso evita que a mesa se torne quase uma “praça de guerra”, como diz o professor.
Fisberg enfatiza que jamais se deve forçar a criança a engolir o ingrediente indesejado. Uma atitude dessas pode piorar a situação e fazer com que o pequeno veja a hora do almoço ou do jantar como um momento de tortura e sofrimento.
Também não é preciso excluir o alimento da dieta da família só porque o seletivo não quer, por favor. Que tal apostar em outros modos de preparo? Ainda descubro como deixar a mandioquinha irresistível para o Vi.
         E, por falar em receita, vou contar um truque da vovó para que o quiabo fique menos “baboso”: esprema bastante limão. Vale a pena, viu? Cientistas afirmam que a hortaliça contém um mix de substâncias, caso das fibras solúveis, que colaboram para o equilíbrio do colesterol na corrente sanguínea. O coração vai bater feliz!
         Beijim.
         Reg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.