quinta-feira, 23 de maio de 2013

Senta que lá vem a história

Eu adoro ler. E tenho percebido que esse hábito, que eu considero muito importante para ajudar na escrita e para estimular a imaginação, está entrando em extinção, principalmente entre as crianças. Por isso sempre tive a preocupação de estimular esse gosto na Isabela, mesmo quando ela era bem pequena. Mas eu sempre ficava na dúvida pensando se deveria ler a história para ela, se poderia deixar ela manusear o objeto sozinha, se deveria permitir que ela inventasse uma nova baseada nas ilustrações... Além disso, tinha dificuldade para escolher a publicação, pois aquelas específicas para a idade dela me pareciam meio bobinhas. 

Na época, resolvi conversar com uma amiga que é educadora. Ela me explicou que não é tão importante se ater à faixa etária para a qual o livro é indicado. Muitas vezes aquele que é feito para uma criança de 3 anos tem um enredo mais interessante e figuras mais atraentes do que os escritos para a turminha com menos de 2. E eles podem ser lidos sem problemas pelos menores. Mas é importante que os pais chequem o conteúdo antes de entregá-lo para o pequeno.
 
          Outra dica preciosa que ela me deu é que não podemos forçar a relação entre a criança e o livro ou exigir que ela se comporte de acordo com as nossas expectativas, ouvindo a história inteirinha em vez de olhar as figuras e usar a imaginação, por exemplo, para fazer com que ela tenha vontade de repetir a experiência. Mas que de fato é muito importante mostrar para o pequeno que naquelas páginas pode haver coisas tão maravilhosas quanto as encontradas na tela de um tablet. Que tal escolher o próximo presente para o seu filho em uma livraria?

Beijos

Tatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.