quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sono, o grande vilão de nove em cada 10 mães



Basta uma pobre mãe cheia de olheiras começar a se queixar que seu bebê não dorme para todo mundo só lembrar de como suas noites eram tranquilas. Eu ficava me achando uma ET, a única a não pregar os olhos durante as longas primeiras semanas da minha filha mais velha. Muitas conversas com mães sonolentas depois, percebi que se seu filho dorme a “noite toda” desde que nasceu, considere-se muito sortuda. Seu caso é exceção, não a regra.

Esses meses são realmente difíceis, mas algumas regras podem ajudar. Ou pelo menos, não segui-las é o caminho certeiro para o desastre se instalar por mais longos meses. As dicas da Academia Americana de Pediatria funcionaram comigo, mas não espere milagres de uma noite para a outra:

Desde o nascimento
  • Dica número um: seu bebê não sabe nada sobre o movimento de rotação da Terra. Por isso, ajude-o a diferenciar o dia da noite desde cedo, deixando-o dormir com claridade e cortinas abertas, sem impor um toque de silêncio de dia, e brincando bastante quando estiver acordado.
  • As mamadas e trocas noturnas devem ser em ambiente absolutamente silencioso e escurinho. Tente não estimulá-lo nem conversar muito nessas horas.
  • Não o acostume a adormecer balançando no colo, passeando no carro ou no carrinho, sendo embalado e acalentado. Pelo menos não todas as vezes. Assim você não vai criando um hábito que pode ser difícil de erradicar mais tarde. Seu pequeno, que de bobo não tem nada, ficará esperando para sempre aquele estimulo para dormir.
  • Coloque-o no berço sonolento, porém acordado, para que aprenda a pegar no sono sozinho
  • Não corra ao primeiro buá. Dê a chance a ele de retomar o sono.
  • Principalmente: não faça dessas dicas uma paranoia nos primeiros três meses do seu bebê: nesse período, tudo é válido e ainda não é hora de impor uma rotina rigorosa de sono.  

A partir dos três meses e nos primeiros anos da criança:
  • Imponha uma rotina:  a criança deve sempre ir pra cama no mesmo horário, fazendo um pequeno ritual antes para marcar a transição do dia para a hora de dormir. Leia uma história, cante uma musiquinha, deixe-o com algum brinquedo favorito (desde que não ofereça riscos, como botões soltos, borrachas e enchimentos que possam sufocar, etc).
  • Mas seja consistente: a rotina deve ser seguida todos os dias
  • Deixe que o bebê se sinta confortável: atenda pequenos pedidos como um último copo de água ou uma luzinha acesa. Mas também não deixe que os pedidos sejam intermináveis.
  • Em hipótese nenhuma leve a cria pra sua cama. Ou você terá outro problema para resolver mais pra frente – isso sem contar o problema imediato da falta de intimidade com o pai em questão.
  • Não volte a cada chamado. Tente esperar uns segundos e aumentar esse tempo gradativamente antes de correr para ele. Faça-o esperar a cada dia um pouco mais até que você não precise chegar bem ao lado, bastando uma palavra de consolo desde longe. Sempre lembre que está na hora de dormir.
Boa sorte e bons sonhos!

beijos,

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.