quarta-feira, 8 de maio de 2013

Quem disse que os filhos preferem as mães em casa?

Vancity197/stock.xchng

Por essa eu não esperava... Quando eu decido pedir demissão, desacelerar para ter mais tempo com meus filhos e largar a vida de plantão, de chegar tarde, de trabalhar feriados, eis que minha filha mais velha me sai com essa: “Mãe...agora que você saiu do seu emprego, o que você vai fazer além de nos levar pra natação e essas coisas?”.

Crise-de-mulher-que-trabalha minha avó já tinha. Mas crise-dos-filhos-de-mães-que-param-de-trabalhar? Essa foi nova para mim.... e eu não sabia se ficava feliz (afinal a Bia cresceu vendo que a mãe gosta de trabalhar) ou se me preocupava (sabe-se lá que tipo de mãe neurótica sou quando sou só mãe).

Bom, mãe em crise...corri prá psicóloga. Bati um papo com a Dra. Ceres de Araújo, especialista em comportamento infantil da PUC-SP, e ela me atualizou: foi-se o tempo em que os filhos ficavam revoltados com a mãe que trabalha fora (claro, desde que ela não suma de casa, por favor). E ela disse mais: hoje é comum ouvir dos filhos que, se a mãe não tem nenhuminha ocupação (além das domésticas...), deve ser porque tem algo de errado com ela, tipo era meio “burrinha” prá só viver às custas do marido. Dra. Ceres arrematou dizendo que a profissão da mãe traz valor para a identidade do filho. Simples assim.

Agora, vai de cada um como lidar com isso sem perder o rebolado pra virar aquele ser multitarefas em que a gente se transforma. Afinal, não dá prá delegar coisas como ir nas reuniões de escola e apresentações de balé, acompanhar lição de casa, levar prá atividades interessantes, escutar os dileminhas deles, participar das alegrias, consolar as pequenas e grandes tristezas. De preferência, com um sorriso no rosto e um bocado de paciência. Prá isso, acho que ninguém tem a receita ainda.

Ah, quer saber o que eu respondi prá Bia? ...Abri um blog sobre maternidade!!!

Beijos e que a nossa senhora das mães em crise ilumine todas as mães que trabalham, as que querem ficar em casa prá cuidar dos seus filhotes e as que ainda não decidiram como resolver essa questão!

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.