quarta-feira, 22 de maio de 2013

Socorro! Ele não quer comer!




Nem queira saber quantas vezes já fiquei à beira de um ataque de nervos diante de um pratão cheio e da recusa dos meus moleques. E olha que todo mundo diz que sou uma pessoa calma. Mas qual mãe não pira imaginando que o filhote pode adoecer quando não se alimenta direito, não é mesmo?

Se você também se descabela nessas situações, saiba que a aflição é muuuuuito comum por aí, inclusive o dr. Mauro Fisberg, pediatra e considerado uma das maiores autoridades no assunto, conta que trata-se da queixa número 1 nos consultórios.

O médico frisa que antes de qualquer julgamento é importante dar uma bela analisada no tamanho do prato e nas porções servidas ao pequeno. “Muitas vezes a criança até come bem e mesmo assim não atende as expectativas dos pais e dos profissionais que cuidam dela”, assinala. Pense se não anda exagerando.

Também é preciso descartar problemas que tiram a fome de qualquer um, caso de aftas e de resfriados.

Existem ainda aquelas fases em que a meninada simplesmente tranca a boca para tudo. Os experts chamam isso de neofobia, ou seja, o medo do novo. Quase todos, volta-e-meia, passam por algo assim e, na verdade, é um tipo de estratégia da natureza para evitar o consumo de venenos. Uma grande dose de paciência é fundamental aqui.  Caprichar na apresentação e no sabor da comida é a primeira estratégia. Temperos são bons aliados, só tome cuidado com os fortes e picantes, claro! Invente receitas, chame a turma para botar a mão na massa. Abuse da criatividade. Ah, só não vale recorrer às formulas que prometem abrir o apetite ou dar suplementos vitamínicos sem orientação. Fale com o pediatra. Afinal, cada caso é um caso. 

Por fim, Fisberg enfatiza que jamais se deve forçar, brigar ou oferecer recompensas.  “Uma atitude neutra é sempre bem-vinda”, revela. Não caia nas ciladas de obrigar o coitado a raspar o prato ou comer comida fria. Conte até dez, converse com a criança e procure entender o que há de errado. Será que o “papá”  está saboroso mesmo ou é uma verdadeira gororoba?

E nunca se esqueça de estabelecer limites, sem perder a ternura jamais.

            Bem, esse é só um primeiro capítulo dessa novela, vamos continuar com o assunto, fique tranquila.

            Beijim e boa sorte.

            Reg




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.