sexta-feira, 24 de maio de 2013

Querida, engordei as crianças! (10 pecadinhos que todo mundo comete, mas que não podem virar hábito)

Nunca antes na história deste País se viu tanta criança rechonchuda. Os números da obesidade infantil são alarmantes, mas não precisa ser médico pra se assustar: basta prestar atenção nos parques, piscinas, praias. Barriguinhas escapando da camiseta, pernas e bracinhos roliços, dobrinhas em excesso... Há algo de peso no ar. E a gente fica se perguntando de onde vêm tantas gordurinhas, já que o que não falta no mundo de hoje é informação sobre alimentação saudável.  

Para nós, é claro que criança tem direito a indulgências, sim. A comer brigadeiro em festa. A tomar refri vez ou outra. A se deliciar com sorvete. Enfim, a ter vida de criança. A infância não é o momento de ficar escravo das calorias, de pensar em dieta e de radicalizar cortando itens do cardápio. O X da questão é o excesso, ou seja, quando essas indulgências viram hábitos – e hábitos quase diários...Aí a soma desses pecadinhos se instala nas dobrinhas.

Veja 10 hábitos que pesam na balança dia após dia:

1. O reino do macarrão. Tudo bem, a gente sabe que criança adora e também precisa das massas para garantir a dose de energia. Mas sem exageros, por favor! As calorias não podem vir só daí. O excesso de carboidratos vira depósito de gordura. A dieta deve ser equilibrada, em proporções adequadas. Ao longo do dia, as massas e afins devem representar só metade das calorias (cerca de 50% a 55%). O restante deve vir das proteínas (10% a 15%) e da gordura, com 25% a 30%. (sim, ela também tem sua função no organismo. Não dá prá simplesmente eliminar da dieta). Por isso nada de exagerar na dose desse nutriente à mesa. Macarrão, arroz, purê de batata e maionese, tudo ao mesmo tempo agora não dá.

2. Excesso de lanches trash, o que inclui salgadinhos industrializados, bolinhos prontos, bolachas recheadas etc. Vez ou outra tudo bem. Mas não prá ficar de consciência tranquila só porque caprichou no almoço e no jantar e rechear a lancheira de tranqueiras todo santo dia. É gordura que não acaba, ou melhor, que acaba nas dobrinhas.

3. Excesso de suquinhos prontos. A maioria das marcas está lotada de açúcar, sabia dessa? Para piorar, grande parte tem muito sódio. Se for utilizá-los, prefira as marcas sem açúcar. Se der, tente priorizar o suco natural. Ele estraga com a exposição à luz, mas isso pode ser contornado com uma garrafinha daquelas opacas, de metal

4. Tranqueiras ao alcance das mãozinhas. Como anda sua despensa? As bolachas recheadas, salgadinhos e afins estão à disposição? A criança vive petiscando essas guloseimas? A gente não percebe, mas de beliscada em beliscada a gordura se instala. Do ponto de vista nutricional, as guloseimas geralmente têm excesso de gorduras e calorias e deficiência de vitaminas e minerais. Para piorar, elas estimulam a comer por impulso, o que favorece um hábito prá lá de ruim

5. Doces como sobremesa dia sim, dia também. Prefira frutas ou gelatina.

6. Adoçar sucos e achocolatados. Dá-lhe calorias desnecessárias. Sem falar que isso acostuma o paladar a exigir cada vez mais doçuras

7. Liberar geral (mesmo) no fim de semana. Tudo bem fazer a festa nos fast foods da vida ou na pizzaria. Mas não tudo ao mesmo tempo e sempre, por favor. Enfiar a perna inteira na jaca acaba com todo o esforço de uma alimentação saudável durante a semana.

8. Para os mais novinhos, dar leite e leite e mais leite sem muita rotina mesmo quando o bebê já almoça e janta papinhas. Trocar a refeição pelo leite também leva à carência de nutrientes

9. Engrossar a mamadeira com coisas como maisena e farinha láctea. A menos que o pediatra tenha dado essa orientação.

10. Apresentar muito cedo guloseimas como bolachas recheadas ao bebê. Não existe uma idade ideal para a criança começar a comer bolinhos, bolachas e beber refrigerantes. Mas pelo menos espere a idade escolar, quando surgirem as primeiras festinhas de aniversário! 


* Com a ajuda da nutricionista Claudia Mendonça, da Clínica Bodyhealth, de São Paulo

beijos e bom apetite!

Reg, Tatá e Gabi

Um comentário:

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.